Livro
O livro foi elaborado com o objetivo de mostrar ao leitor o nosso entendimento da importância da temática da resolução de problemas, apresentando elementos para que possa realizar um encaminhamento do ensino e da aprendizagem de Matemática. No caso, é importante conhecer sobre:
a) Os princípios teóricos da resolução de problemas (o que é um problema e o processo de resolução de problemas);
b) O uso do problema como ponto de partida no ensino de um conteúdo, de modo a compreender sobre uma condução que favoreça a análise do processo de resolução de problemas, seguido pelos alunos, e, sobretudo, da aprendizagem de Matemática.
SUMÁRIO
Introdução
Capítulo 1 – Princípios teóricos da resolução de problema
O significado da palavra problema
O significado do processo de resolução de problemas
Capítulo 2 – A resolução de problemas no ensino de Matemática: uma revisão da literatura
Capítulo 3 – Ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas: uma sequência de ações
Escolha do problema
Introdução do problema
Auxílio aos alunos durante a resolução
Discussão das estratégias dos alunos
Articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo
Capítulo 4 – Sugestões para o encaminhamento de aulas com base na sequência de ações
Escolha do problema: escolha na íntegra
Escolha do problema: elaborado
Escolha do problema: reelaborado
Escolha do problema: envolvendo a busca de um padrão
Considerações finais
Referências