Alterações de PPC, programas e critérios
A aprovação ou alteração de ementas, programas e critérios é um processo chatíssimo e sem a menor organização. Existe uma resolução que normatiza isso, mas compartilho aqui o que aprendi.
Tarefas da secretaria
- Receber demandas de alterações (via e-procotolo, preferencialmente) e encaminhar para a chefia para discussão em reunião de departamento
- Após a reunião, colocar a data de aprovação no documento e o número da resolução e enviar para a assinatura da chefia (pode ser física ou GOV)
- Se veio por e-protocolo, devolver para a coordenação do curso solicitante, mesmo que seja a Matemática
- Se não veio por e-protocolo, criar um e enviar para a coordenação do(s) curso(s) solicitante(s), eles é que são responsáveis por enviar à ACO. Para criá-lo, utilize os seguintes campos específicos:
- ESPÉCIE DO DOCUMENTO: 48 RESOLUÇÃO
- ASSUNTO: PESCO - AREA DE ENSINO
- PALAVRA-CHAVE 1: PROPOSTA
- TIPO DO INTERESSADO: DEPARTAMENTO
- NOME DO INTERESSADO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
- Adicionar também no e-protocolo os .docx na parte de anexos, para que eles possam atualizar os seus dados.
- Guardar o pdf assinado, junto com o .docx atualizado na pasta do Google Drive do DMA em Programas e Critérios por Curso. Não guardar em outro lugar.
- Adicionar os arquivos em pdf no site do DMA
Tarefas da chefia
- Analisar os pedidos, delegar para professores adequados e enviar para deliberação na reunião de departamento
- Verificar se o balanço entre primeiro e segundo semestre são mantidos
- Assinar tanto a resolução quanto os programas ou critérios
- Se o pedido for de alteração de PPC (geralmente ementas e objetivos) é recomendado já elaborar os programas das disciplinas, para evitar dor de cabeça nos anos seguintes
Tarefas da coordenação da Matemática
- Elaborar os programas e critérios do curso
- Enviar ao DMA para aprovação (de preferência via e-protocolo) e também ao Colegiado do curso
- Enviar à ACO após aprovados nas duas instâncias anteriores