Alterações de PPC, programas e critérios
A aprovação ou alteração de ementas, programas e critérios é um processo chatíssimo e sem a menor organização. Existe uma resolução que normatiza isso, mas compartilho aqui o que aprendi.
Tarefas da secretaria
- Receber demandas de alterações (via e-procotolo, preferencialmente) e encaminhar para a chefia para discussão em reunião de departamento
- Formatar de forma padronizada (seria ótimo) e enviar o arquivo antes da reunião, para apreciação dos docentes
- Após a reunião, colocar a data de aprovação no documento e enviar para a assinatura da chefia (pode ser física ou GOV)
- Elaborar uma única resolução, colocando todos os programas e critérios aprovados na mesma, como seus anexos, para garantir o histórico do arquivo, e enviar para assinatura da chefia, como qualquer outra resolução
- Após assinados os programas e critérios, guardar o pdf assinado, junto com o .docx na pasta do Google Drive em Programas e Critérios por Curso
- Adicionar os arquivos em pdf no site do DMA
- Se veio por e-protocolo, devolver para a coordenação do curso solicitante, mesmo que seja a Matemática
- Se não veio por e-protocolo, criar um e enviar para a coordenação do curso solicitante, eles é que são responsáveis por enviar à ACO.
Tarefas da chefia
- Analisar os pedidos, delegar para professores adequados e enviar para deliberação na reunião de departamento
- Verificar se o balanço entre primeiro e segundo semestre são mantidos
- Assinar tanto a resolução quanto os programas ou critérios
- Se o pedido for de alteração de PPC (geralmente ementas e objetivos) é recomendado já elaborar os programas das disciplinas, para evitar dor de cabeça nos anos seguintes
Tarefas da coordenação da Matemática
- Elaborar os programas e critérios do curso
- Enviar ao DMA para aprovação (de preferência via e-protocolo) e também ao Colegiado do curso
- Enviar à ACO após aprovados nas duas instâncias anteriores